Blog

03
abr

Um terço dos internautas no mundo admitiram usar apenas uma senha para todas as suas transações online, foi o que informou a Sophos, empresa especializada em segurança digital e que fez um estudo para avaliar como as pessoas usam suas senhas.

Com o estudo, foi constatado que, cerca de um terço dos internautas no mundo, admitiram que usam apenas uma senha para todas as suas transações online. Essa cena é preocupante pois, poucos usuários percebem a importância de se ter uma senha forte e sem repetições na web. Os usuários não compreendem os riscos que correm ao usar senhas fracas e repetidas na web.

Segundo a Sophos, as pessoas não estão se preocupando muito com a segurança online: há três anos, 41% dos entrevistados para uma pesquisa semelhante disseram usar a mesma senha na web. Ou seja, alguma coisa mudou de lá para cá, mas não muito.

O estudo, no entanto, é bem mais otimista do que um publicado pelo Gartner recentemente, que afirma que dois terços dos internautas norte-americanos usam a mesma senha em suas atividades na web.

“É preocupante que, em três anos, poucos usuários de computador tenham entendido os riscos de usar senhas fracas e repetidas para cada site visitado”, disse Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos. “Com as redes sociais e outras contas de internet ficando cada vez mais populares, vários hackers se aproveitam para capturar a senha de acesso ao Facebook e, de quebra, descobrir a senha do banco do internauta”, disse Cluley.

Segundo o especialista, é fácil criar uma senha difícil de ser adivinhada. Ele recomenda que em fez de palavras simples, as pessoas usem frases – ou as palavras iniciais de cada palavra da sentença – e misturem números ao texto. “Isso deve trazer paz de espírito aos usuários”, disse.

Fonte: PCWORLD

Perfil de Rafael Botelho
Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia tem experiência na área de Arquitetura da Informação, Gestão de Conteúdos, Gestão da Informação etc. atua principalmente nos seguintes temas: Arquitetura da Informação, Preservação Digital e Segurança da Informação.









 

 

 

 

 

 

Firefox