Blog

19
nov

Clique para ampliar

O Projeto Fedora acaba de lançar o Constantine, codinome escolhido para a versão 12 da distribuição Gnu/Linux Fedora. O Fedora 12 oferece para os usuários, o que há de mais novo no mundo do software livre. O sistema é tido como um conjunto fácil de se instalar, usar e administrar.

Criado por pessoas de diversos cantos do mundo, o Fedora é uma distribuição Linux que vive trazendo novidades do mundo do software livre e do open source para as estações de trabalho (PC), notebooks e servidores. Os trabalhos são realizados pela comunidade do Projeto Fedora. O Fedora é livre para uso, modificação e distribuição, e inclui softwares para trabalhar, jogar, organizar e socializar.

As melhorias presentes no Fedora 12 permitem que o sistema fique melhor e mais fácil de se usar por usuários inexperientes. Algumas das principais novidades que são encontradas no Fedora 12 são, o Empathy, cliente de mensagens instantâneas com capacidade de suportar chat, vídeos e áudios (algo que era um grande foco de descontentamento com os msn’s para Linux). Além disso, o Empathy é multiplataformas, funciona para as redes AIM, Yahoo, Google Chat, Jabber, MSN, MySpace e muitas outras plataformas. “Tirando proveito das mais novas melhorias no suporte a webcam e vídeo já embutidos no Fedora 12. O Empathy trás a experiência de uma nova geração de mensagens instantâneas”. Outro recurso interessante existente na nova versão do Fedora é o suporte a dispositivos de áudio Bluetooth. Agora é possível utilizar o áudio do computador através de um fone de ouvido Bluetooth. Além disso, o Fedora vem aumentando cada vez mais seu suporte a novos dispositivos.

Bom, resumindo, as melhorias incluídas no Fedora 12 tornam a utilização do sistema mais fácil. O tempo de inicialização do sistema foi reduzido, graças a ferramenta de configuração Dracut. O sistema vem com suporte nativo ao ext4 no GRUB e o KMS (Kernel Mode Setting) vem habilitado por padrão para os sistemas com placas de vídeo NVIDIA, ATI e Intel. Tudo isso permite manter a inicialização gráfica mais rápida e suave.

Bom, para os que já utilizam o Fedora como sistema operacional em seus computadores, só tenho a dizer que divirtam-se!
Já os que não utilizam o sistema e desejam experimentar, basta fazer o download através do endereço a seguir: https://fedoraproject.org/get-fedora

Perfil de Rafael Botelho
Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia tem experiência na área de Arquitetura da Informação, Gestão de Conteúdos, Gestão da Informação etc. atua principalmente nos seguintes temas: Arquitetura da Informação, Preservação Digital e Segurança da Informação.









 

 

 

 

 

 

Firefox