Blog

20
abr

Mod.Seg.BB

A dica de hoje é destinada aos usuários do Banco do Brasil que já passaram pelo problema de, toda vez que for acessar a sua conta no BB, receber a mensagem de Problema com o Módulo de Segurança.

Depois de muito procurar na internet algum site ou blog que tivesse documentado como solucionar este problema, fiz um desabafo no twitter e, quase que imediatamente, tive a resposta do perfil @MaisBB com as dicas para solucionar o problema em questão.

Basta seguir o passo-a-passo que irei colocar aqui e o problema estará resolvido. Uma observação importante, estas dicas se aplicam apenas aos usuários do Windows.

Vamos aos passos:

Vá em INICIAR e em seguida clique em EXECUTAR (Irá abrir a janela para que seja digitado um comando a ser executado);

Digite o comando (sem as aspas) => “%TEMP%”

Irá abrir a janela com o conteúdo da pasta TEMP. Em seguida, localize e delete os seguintes arquivos:

GBAS.DLL e GBAS.DLL_U ou -.GBAS.DLL e .GBAS.DLL (nem sempre terá todos estes arquivos, sendo assim, apague apenas os que estiverem na pasta)

Feito todo o procedimento anterior, abra o seu navegador (recomendo a utilização do Chrome ou do Firefox) e tente realizar o acesso à sua conta do Banco do Brasil.

OBS: Todo o conteúdo existente na pasta TEMP poderá ser excluído sem que ocorra prejuízo ao sistema. Esta pasta contém apenas arquivos temporários que com o passar do tempo se acumula e ocupa espaço no disco rígido.

Espero que a dica seja de grande ajuda para as pessoas que enfrentam e/ou enfrentaram este problema assim como eu.

Abraços e até a próxima!

ATUALIZADO EM 03/02/2015

Em meados de Outubro de 2014, o Banco do Brasil passou a utilizar a ferramenta Rapport, desenvolvida pela IBM, em substituição do uso da máquina virtual. Os procedimentos descritos acima, ainda são funcionais no caso de apresentar o erro informado, porém, basta que instalem o Rapport através do portal do Banco do Brasil (clique aqui), para que você tenha acesso à sua conta normalmente.

Infelizmente, o que venho percebendo com o uso da Rapport no Google Chrome, é que a aplicação tornou o meu navegador lento. O Chrome já vinha ficando pesado a cada nova atualização e consumindo grandes picos de memória a cada aba aberta agora, com o uso do Rapport, o navegador ficou ainda mais pesado e consumindo ainda mais memória. Enfim, espero que a Google melhore a engine do Chrome e torne-o leve como era nos seus primeiros anos de vida e que a IBM também melhore a engine do Rapport para que ele não torne o navegador pesado.

Obs.: Não testei o Rapport com o Firefox ainda e, tampouco, pesquisei se ele é instalável em distribuições linux. Por falta de tempo ainda não pude fazer estes testes.

Espero ter ajudado de alguma forma a todos.

Perfil de Rafael Botelho
Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia tem experiência na área de Arquitetura da Informação, Gestão de Conteúdos, Gestão da Informação etc. atua principalmente nos seguintes temas: Arquitetura da Informação, Preservação Digital e Segurança da Informação.









 

 

 

 

 

 

Firefox