Perfil

Informações sobre Rafael Botelho.

Rafael Botelho é Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia, apaixonado por tecnologia e trabalha com consultoria Arquivística em: Gestão de Conteúdo, Gestão da Informação, Arquitetura da Informação, Organização Documental, Preservação Digital e Segurança da Informação, Otimização de websites (Search Engine Optimization) etc.

Iniciou sua carreira na área de Tecnologia da Informação, adquirindo experiência em manutenção de hardware (Home Office e Small Business), além de possuir conhecimentos em administração de redes, servidores Microsoft Windows 2003 e possuindo habilidade na aplicação de treinamentos relacionados à tecnologia: Hardware, Sistemas Operacionais Windows e Linux, Pacotes Office e BrOffice e Práticas de Segurança da Informação.

Estudou durante a graduação a gestão documental e gestão da informação, buscando dar uma maior ênfase à gestão informacional em meio digital e à preservação digital destas informações.

Trabalhou por 05 (cinco) anos como Assessor de Tecnologia do Arquivo Público da Bahia (Fundação Pedro Calmon); foi 1º Suplente da Associação dos Arquivistas da Bahia (gestão 2010/2011) e na gestão 2012/2013 atuou como Diretor de Políticas Arquivísticas, atuando na reestruturação do website da Associação. Atualmente reside na cidade de Juiz de Fora – MG e exerce a função de Arquivista na empresa Célula Gestão de Documentos Ltda.

Foi classificado em 2º lugar no 6º Concurso Público do Ministério Público da União para o Estado de Sergipe e em 5º lugar no Concurso para Arquivista da Universidade Federal de Sergipe (Edital 08/2014).

Ministrou palestras sobre Preservação Digital e Segurança da Informação e Oficina sobre Ferramentas Web de Interação com Usuários de Arquivos Públicos. Apresentou artigo no V Congresso Nacional de Arquivologia e possui artigo publicado no livro Arquivos, bibliotecas e museus: realidades de Portugal e Brasil.

Em seu trabalho de conclusão de curso abordou o tema Segurança da Informação e Preservação Digital da informação arquivística e atualmente busca aprofundar seus conhecimentos na área de Digitalização de Documentos, Gestão Eletrônica de Documentos etc. mantendo assim, um contínuo ciclo de aprendizado e aperfeiçoamento.