Iremos, neste glossário, destacar os principais conceitos kantianos para melhor compreensão da Introdução de sua obra, pois a partir do momento que Kant aborda o conceito de uma palavra, no restante da obra ele pressupõe que estamos a par do que já foi conceituado anteriormente, eis algumas palavras:
Conhecimento “a priori” – é todo aquele que é universal e necessário, faz parte da razão pura, se origina na experiência, mas não depende dela.
Conhecimento “a posteriori” – é todo aquele que é contingente (pode ou não pode ser – variável), faz parte da experiência, se origina dela e dela depende.
Juízo analítico “a priori” – é todo juízo (conhecimento) onde o predicado nada acrescenta ao sujeito, mas apenas o explica (analisa) e é também universal e necessário (“a priori”).
Juízo sintético “a posteriori” – é todo juízo (conhecimento) onde o predicado acrescenta algo ao sujeito, fazendo assim uma síntese, e são contingentes (“a posteriori”) por depender da experiência.
Juízo sintético “a priori” – como demonstrado na postagem anterior, este conhecimento é o tema principal da “Crítica da Razão Pura” não sendo respondida num primeiro momento, apenas demonstrada, ou seja, é sintético porque o predicado acrescenta algo ao sujeito e “a priori” porque não depende da experiência, mas da razão pura.
Assim fecha nosso glossário da introdução, mas quem achar que um conceito ou outro ficou sem explicação, pode comentar e pedir para colocarmos no glossário.
Deixe um comentário